quarta-feira, 31 de outubro de 2012
JT
Saiu hoje a última edição do JT, jornal que eu assinei por mais ou menos 15 anos. Foi graças a este jornal que criei o hábito da leitura (talvez a coisa mais importante e que falta aos brasileiros), quase como um ritual matinal diário. Mesmo após a "Internet" eu continuava com este vício. Aliás as notícias na internet são resumidas demais, parecem "meia-notícia", quando não mastigadas, digeridas e jogadas na rede. Mesmo "atrasada" a notícia no jornal vinha mais completa, detalhada.
O JT sempre teve um estilo mais dinâmico, em relação ao irmão mais velho e outros jornais. Sempre foi um jornal muito gostoso de ler...
Triste.
sábado, 27 de outubro de 2012
Mandrake 6
Estréia em 17/11/2012 um especial em duas partes da série Mandrake.
Leia a resenha:
Enfrentando problemas pessoais e profissionais, Mandrake se entrega aos prazeres da noite, deixando seu sócio, Wexler, cada vez mais cansado de suas atitudes. Mas tudo pode mudar com o surgimento de um caso complicado, indicado por um jovem advogado a quem Mandrake ajudou no passado. Nesses dois episódios especiais, acompanhamos a saga de Mandrake. O advogado terá que usar toda sua expertise para desvendar um misterioso assassinato, ao mesmo tempo em que revive grandes paixões do passado com a adorável Bebel e a "caliente" Amparo.
E pelos trailers, já surgiram algumas frases memoráveis...
"Eu gosto de defender os indefesos, assim mesmo, como Robin Hood de Copacabana. Deles eu não cobro nada, já dos ricos só o dinheiro interessa."
"Até um homem com alma de sultão tem os seus dias inglórios."
Fonte: http://www.hbomax.tv/mandrake/
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
A lei de Gérson
Essa mania enraizada na cultura brasileira. O brasileiro é tão experto (exxperrrrto), mas tão inteligente, que acha que está levando vantagem, enquanto na verdade está se ferrando. Levar vantagem não é errado, porém a vontade de prejudicar os outros que corrói o Brasil.
Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens pessoais.
Origem
A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista.
O vídeo inicia-se associando a imagem de Gerson como "Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70" sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão, que se passa em um sofá de uma sala de visitas, este entrevistador pergunta o porque de Vila Rica, que durante a resposta recebe um cigarro de Gerson e acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase:
"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".
Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. O diretor do comercial, José Monserrat Filho, procurando se eximir de responsabilidade, sustenta que o público fez uma interpretação errônea do seu video: "Houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente”, mas essa frase não ficou, a sabedoria popular usa o que lhe interessa". Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e a população começou a utilizar o termo "Lei de Gérson".
Veja o comercial no Youtube: http://youtu.be/3aR6EgUeKjc
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
O remédio do amor
Depois da pílula do esquecimento, agora vem o spray do amor.
Amor não é uma vontade incontrolável de ficar com seu amante o tempo todo. O nome disso é serotonina. Amor não relaxa o corpo, cria laços e deixa os apaixonados felizes. O nome disso é ocitocina. É dopamina. Este texto foi tirado da Superinteressante (Edição 311 - Novembro/2012) sobre a nova droga do amor.
O remédio do amor vem em um recipiente de 7,5 ml, com gota-gotas, ou sob a forma de spray nasal por cerca de R$120,00, e segundo a reportagem da revista, ele tem sabor de menta e em 10 minutos já surte efeito, e dura aproximadamente 4 horas. Diz também que o braço amolece e o coração desacelera, piadas bobas ficam engraçadas e a vontade de discutir alguma coisa beira a zero (só faltava dar fome, aí eu diria que é outra coisa). A ocitocina está no ar. Ela é produzida naturalmente pelo corpo, seja em um abraço, seja na hora do orgasmo, amamentação ou durante o parto. Ela atua no relaxamento muscular, reduzindo o nível de cortisol (hormônio do estresse).
Fonte: Revista Superinteressante - Edição 311 - Novembro/2012 - págs. 68 a 71
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Humilde
Outra coisa que reparei é como as pessoas alteram o significado das palavras. A palavra humilde, por exemplo, vem sido atribuída a pessoas pobres, simples...
Veja como está descrita na Wikipédia.
"Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes. Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser humilde.
Muito confundida com Modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente"."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humildade
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
D
Onde foi parar a letra "D" das palavras? Sim, porque eu só escuto ultimamente: "comeno", "bebeno", "fazeno", "assistino", "conversano", etc.
O povo "tá fudeno" com o português.
O povo "tá fudeno" com o português.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
A Pílula do Esquecimento
Saiu na Super deste mês sobre a pílula do esquecimento. Hoje se você escrever pílula e esquecimento do Google os resultados serão apenas de pílulas anticoncepcionais.
Mas vamos lá, diz a revista que é possível "apagar" determinadas lembranças sem comprometer outras. Uma linha de estudo se concentra na proteína PKMzeta, que já é muito conhecida dos cientistas. Porém eles ainda não sabem controlar com eficiência a inibição desta proteína.
Um outro jeito seria tentar modificar a lembrança, tirando a emoção associada a esta memória, ou seja, você continua lembrando o que houve de ruim no passado, porém as emoções negativas associadas a esta lembrança não seria mais um trauma. Os cientistas perceberam um efeito colateral de um remédio para pressão alta, o propranolol. Ele modifica as memórias armazenadas no cérebro inibindo a atividade de um neurotransmissor, a norepinefrina.
Aqui no Brasil os pesquisadores da Unifesp investigam a ação do topiramato, um anticonvulsivante que inibe a ação de um outro neurotransmissor, o glutamato, que age na região do hipocampo - região do cérebro que coordena o processo de formação das memórias.
Alguém se lembra do filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças? Pois é, apesar destas pesquisas estarem avançando, surge também a questão ética de alterar ou apagar memórias. Fica aí mais um tema para discussão.
Fonte: Superinteressante Edição 310 - Outubro/2012 - Pág. 68
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Pq?
Quando ela cai no sofá
So far away
Vinho à beça na cabeça
Eu que sei..
Quando ela insiste em beijar
Seu travesseiro
Eu me viro do avesso
Eu vou dizer aquelas coisas
Mas na hora esqueço...
Por que não eu?
Ah! Ah!
Eu encomendo um jantar
Só prá nós dois
Se não tem nada prá depois
Por que não eu?...
Você tá nessa, rejeitada
Caçando paixão
Eu com a cara mais lavada
Digo: Por que não?...
Por que não eu?
Ah! Ah!
Trakinas
É Koguinha, perdeu pro cara de Trakinas, trouxa.
Para você aprender, que no final é tudo igual...
Para você aprender, que no final é tudo igual...
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Socorro
Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...
Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...
Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Assinar:
Comentários (Atom)

